OMS aponta ao menos 40 casos de Covid-19 entre atletas das Olimpíadas

Atualizado em 8 de agosto de 2024 às 19:28
Atletas australianas de mascara. Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que pelo menos 40 atletas foram diagnosticados com Covid-19 nas Olimpíadas de Paris-2024.

Na terça-feira(8), o Comitê Olímpico Australiano (AOC) revelou que, de um total de 85 pessoas testadas, 44 (incluindo atletas e oficiais) testaram positivo para diversas doenças, como Covid-19 e influenza. Desses, 31 eram atletas e 16 foram diagnosticados com a doença. A Dra. Carolyn Broderick, médica da equipe australiana, destacou que os testes foram “abrangentes e precisos”, permitindo tratamento precoce e direcionado.

Até agora, 16 atletas olímpicos australianos testaram positivo para Covid-19 durante os Jogos Olímpicos. O AOC classificou os números como “moderados e alinhados com as expectativas”, destacando que, apesar do impacto, a situação está sob controle.

Dra. Maria Van Kerkhove. Foto: Divulgação

A Dra. Maria Van Kerkhove, chefe de preparação para epidemias e pandemias da OMS, comentou que o aumento de casos não é surpreendente, dado que o vírus está circulando rapidamente em muitos países. “No geral, a taxa de testes positivos é superior a 10%, mas este número varia de uma região para outra, com uma taxa superior a 20% na Europa, por exemplo”, detalhou.

Ela destacou que, apesar das medidas adotadas pelos organizadores e pela equipe australiana, o vírus continua a se espalhar globalmente. A OMS observou um aumento na percentagem de testes positivos e um crescimento nas hospitalizações e mortes. A taxa de testes positivos é superior a 10% globalmente, com variações regionais, como mais de 20% na Europa.

O monitoramento de águas residuais sugere que a circulação do vírus pode ser de 2 a 20 vezes maior do que o relatado. Van Kerkhove alertou sobre o risco de surgimento de variantes mais perigosas e destacou a necessidade urgente de melhorar a cobertura vacinal, especialmente entre profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link