Onda de calor: SP deve bater recorde de temperatura desde 1943

Atualizado em 30 de abril de 2024 às 16:24
Termômetro na região central de São Paulo em meio a onda de calor. Foto: Reprodução

O estado de São Paulo pode ter máxima de 31ºC em todos os dias desta semana, uma temperatura muito acima da média para este período do ano. A onda de calor é produto de uma massa de ar seco e quente que cobre o centro do país.

Essa alta na temperatura não é comum para esta época do ano, mais de um mês após o início do outono, e a onda de calor deve afetar, além da capital, o interior do estado. A expectativa é que o clima ultrapasse o recorde registrado pelo Inmet, que é de 31,7ºC, e tenha o maior número para o mês de maio desde o iníciod as medições, em 1943.

A temperatura máxima média registrada na cidade de São Paulo para o mês de maio é de 23ºC. Isso mostra que as temperaturas estão cerca de 10ºC acima do normal. Também não há expectativa de chuva para a cidade de São Paulo até o início da próxima semana.

Onda de calor se estende até o dia 10 de maio e áreas em vermelho devem registrar temperaturas 5ºC acima da média. Foto: Reprodução/Climatempo

Há um alerta de “perigo potencial” na capital paulista e no litoral do estado até o dia 2 de maio. Inicialmente, a expectativa era de que a onda de calor que atinge São Paulo durasse até o feriado de 1º maio, nesta quarta, mas a previsão de meteorologistas foi estendida até o dia 10.

As altas temperaturas não devem atingir somente São Paulo. O estado do Rio de Janeiro está sob alerta de perigo de quarta a domingo, com temperaturas que podem ficar 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias, segundo o Inmet.

O alerta também abrange o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, parte do Triângulo Mineiro e o sul de Mato Grosso até o fim da tarde desta quarta (1º).

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link