Onyx Lorenzoni vai para o 2º turno contra Eduardo Leite; Mourão é eleito senador do estado

Atualizado em 2 de outubro de 2022 às 21:34
Onyx Lorenzoni é um dos ministros que gasta dinheiro público para visitar reduto eleitoral
Onyx Lorenzoni. Foto: Alan Santos/PR

A disputa pelo governo do Rio Grande do Sul irá ser decidida no segundo turno. Com mais de 99,21% das urnas apuradas, Onyx Lorenzoni (PL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), lidera com 37,59%,  à frente do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), com 26,77% dos votos. Na sequência, há Edegar Pretto (PT), com 26,70%.

Natural de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni, 67 anos, é médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Foi ministro da Casa Civil e do Trabalho e Previdência Social. Concorre a governador pela chapa Republicanos/ Patriota/ Pros/ PL. A vice na chapa é a professora Cláudia Jardim, 40 anos, do mesmo partido.

Bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.

Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade. O vice na chapa, Gabriel Souza (MDB), 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.

Seu adversário será Eduardo Leite, do PSDB, candidato à reeleição.

Já Hamilton Mourão (Republicanos), foi eleito senador do estado com 44,21% dos votos.

Mourão tem 69 anos, é natural de Porto Alegre e ingressou no Exército em 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Entre 2014 e 2016, foi Comandante Militar do Sul, posto sediado na Capital. Exonerado da Secretaria de Economia e Finanças do Exército em 2017, Mourão entrou para a reserva em 2018.

No mesmo ano, o general ingressou no PRTB e foi candidato a vice de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. A chapa foi eleita em segundo turno, com 55,1% dos votos. Em 2022, Mourão ingressou no Republicanos, o qual segue até o momento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link