Um grupo de 63 parlamentares do Partido Democrata, dos Estados Unidos, enviou uma carta para Joe Biden. Os congressistas pediram ao presidente americano que o país retire o apoio do governo para que o Brasil se torne um parceiro da Otan.
Na visão dos parlamentares, o governo Bolsonaro impede que haja avanço em algumas tratativas. “Precisamos rever isso para assegurar que não estamos fortalecendo um exército que pode depois ser usado para um golpe de Estado”, disse Hank Johnson para BBC Brasil. Ele é um dos autores da carta.
“Bolsonaro já demonstrou que está organizando as condições para um golpe militar. É um cenário alarmante para o Brasil e nosso país não pode contribuir com isso”, acrescentou.
Leia mais:
1 – STF determina devassa nas contas do PTB por suspeita de dinheiro público para disseminar fake news
2 – Foragido e bloqueado das redes, Allan dos Santos faz propaganda enganosa e inventa a ‘TVartigo220’
3 – Com fortuna de quase R$ 9 milhões, Salles pediu empréstimo no Banco do Brasil para comprar mansão
O que é a Otan?
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1949. A organização é uma aliança militar de países do Atlântico Norte. Através da instituição, os países determinam um sistema de defesa coletiva. Isso permite ajuda caso um dos seus membros seja atacado externamente.
O Brasil tinha possibilidade de fazer parte do grupo. Aliás, Bolsonaro declarou que foi uma promessa de Trump ajudar o país em sua candidatura. Porém, os democratas não confiam no presidente brasileiro. Isto porque, o grupo bolsonarista segue próximo do ex-presidente dos Estados Unidos.
Caso o Brasil entrasse na Otan, teria facilidades para adquirir tecnologia militar e armamentos feitos pelos Estados Unidos. E também de outros partidos da entidade.