Padilha deve ganhar força após ataque de Lira, dizem auxiliares de Lula

Atualizado em 12 de abril de 2024 às 14:40
O presidente Lula e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Aliados de Lula avaliam que o ministro das Relações Internacionais do governo Lula, Alexandre Padilha, ganhou força e permanecerá no cargo após os ataques de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Para interlocutores do petista, a ofensiva do parlamentar terá o efeito contrário ao desejado. A informação é do Blog da Julia Duailibi no g1.

Mesmo com a pressão dentro e fora do governo pela troca de Padilha, assessores afirmam que o petista não vai ceder, ainda que fique com “a faca no pescoço”. Um ministro do governo chegou a dizer que ele “empina a carroça” quando se sente cobrado demais.

Lira lidera a pressão de um setor do Centrão para que Padilha seja substituído por um político que tenha alinhamento ao bloco parlamentar. O presidente da Câmara tem se recusado a conversar com o ministro desde o final de 2023.

O parlamentar vem fazendo uma série de ataques a Padilha e nesta quinta (11) chegou a dizer que o ministro é “incompetente” e seu “desafeto pessoal”, além de acusá-lo de vazar informações para a imprensa. Ele foi defendido por parlamentares petista após os ataques.

Lindbergh Farias (PT-RJ) subiu o tom contra Lira e afirmou: “Quem ele pensa que é? O presidente da República é Luiz Inácio Lula da Silva, eleito com 60,3 milhões de votos! Ministro tem minha total e irrestrita solidariedade. Padilha trabalha em harmonia com o presidente Lula”.

O PT também saiu em defesa de Padilha, afirmando que é “inegável a competência e a capacidade do ministro”. Leia a nota na íntegra:

O Partido dos Trabalhadores manifesta irrestrita solidariedade ao companheiro Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, do governo Lula.

É inegável a competência e a capacidade do ministro Alexandre Padilha, tanto no atual governo quanto nas inúmeras oportunidades em que serviu aos interesses do povo brasileiro.

Ao atacar o ministro Alexandre Padilha, o deputado Arthur Lira compromete a liturgia do cargo de presidente da Câmara Federal e ofende a harmonia entre os Poderes da República.

O Brasil precisa de relações republicanas saudáveis para superar o atual estágio de beligerância provocado por atitudes que desafiam a convivência política e social.

O governo do presidente Lula, eleito com 60,3 milhões de votos, tem o compromisso de unir a sociedade para reconstruir o país e promover o desenvolvimento.

O PT reafirma seu apoio ao ministro Alexandre Padilha, repudia ataques que agridem a democracia e convoca as lideranças do país a colocarem os interesses do Brasil em primeiro lugar.

Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link