Em seu Twitter, o PhD em ciência política Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa, publicou uma pesquisa sobre a intenção de votos da população para governador na Bahia. Como campeão de votos nas disputas estaduais, a princípio, está ACM Neto (União Brasil), com 67% das preferências do eleitorado.
Contudo, esse dado evidencia algo muito interessante: quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia seu apoio a um candidato, ele muda o voto de quase 50% dos eleitorados baianos, se destacando como ”padrinho político” do estado.
Ao longo da pesquisa, vemos que o apoio do petista ao também candidato para governador, Jerônimo Rodrigues (PT), que estava em segundo lugar na intenção de votos com 6%, diminui significativamente a distância entre as porcentagens de voto, em que ACM cai para 47% e Jerônimo chega a 34%, mudando completamente o cenário visto anteriormente.
Confira abaixo o dado da pesquisa juntamente com uma imagem que demonstra a influência do apoio de Lula no caso:
10/ A entrada de Lula como apoiador de Jerônimo muda significativamente o quadro eleitoral no Estado. Sem os apoios, ACM Neto vence Jerônimo de 67% x 6%. Com o apoio, a distância diminui significativamente, ACM vai a 47% e Jerônimo chega a 34%. pic.twitter.com/5FiReKKYoh
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) May 18, 2022
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link