Famílias palestinas em várias regiões de Gaza começaram a deixar suas residências na manhã deste sábado (7), temendo represálias por parte de Israel após o surpreendente ataque maciço lançado a partir da Faixa de Gaza pelo movimento islâmico Hamas.
O Hamas executou o maior ataque contra Israel em anos, combinando uma incursão de homens armados através da fronteira com uma intensa barragem de foguetes provenientes da Faixa de Gaza.
Enquanto sirenes de alerta ecoavam nas regiões sul e central de Israel, incluindo Jerusalém, as forças armadas israelenses declararam estado de prontidão total. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convocou uma reunião de emergência com as autoridades de segurança, afirmando que o país está agora “em guerra” com a “milícia radical”.
“Estamos em guerra, não em uma ‘operação’ ou um ‘ataque’, mas em guerra”, disse Netanyahu. Ele também emitiu ordens para que o exército retome o controle das cidades infiltradas por militantes do Hamas que ainda estavam envolvidos em confrontos com soldados israelenses.
O incidente deste sábado representa o episódio mais grave desde a guerra de 10 dias ocorrida em 2021, quando Israel e o Hamas se enfrentaram. A mídia israelense informou sobre tiroteios entre grupos de combatentes palestinos e as forças de segurança em cidades do sul de Israel.
Relatos vindos de Gaza indicaram confrontos armados ao longo da cerca de separação com Israel, próximo à cidade de Khan Younis, no sul, bem como um movimento significativo de combatentes armados na região.
Veja vídeos:
Terroristas palestinos do Hamas, se infiltraram em Israel, sequestraram e mataram soldados e civis. Israel declarou guerra aos amigos do Dilmo. pic.twitter.com/QR5jr55LnY
— Tumulto BR (@TumultoBR) October 7, 2023
?????Ainda em desenvolvimento, mas há confirmações oficiais de ataques em múltiplas posições dentro e fora de Israel. Postos extramuros israelenses foram tomados. Terroristas em paraquedas e asas-delta cruzam a fronteira, enquanto foguetes são interceptados pela defesa área… pic.twitter.com/PXHBHNhqDD
— Marcos Paulo Candeloro (@mpcandeloro) October 7, 2023
Same Pattern …Same Strategy Mosque loudspeakers in Jerusalem called all muslims to rise up and wage a holy war/Jihad against Israel throughout Hamas terror attack on Israelis !
They are using worship place for terror activities….all over world ! pic.twitter.com/e1UY2X2hTj— Major Surendra Poonia (@MajorPoonia) October 7, 2023