Palhaçada, fraudes e acusações de estupro: o que a PF investiga no caso Empiricus

Atualizado em 25 de junho de 2023 às 12:35
Mulher maquiada de palhaça fazia acusações contra o TC em junho de 2022 – Foto: Reprodução

Na última terça-feira (20), a Polícia Federal fez buscas nas sedes de empresas de investimentos como Empiricus e TC (que antes se chamava Traders Club), o estopim para a investigação é um vídeo, supostamente produzido pela Empiricus, em que uma mulher, com o rosto pintado de palhaça, faz graves acusações contra a TC, que vão de fraudes a estupro.

No vídeo que viralizou nas redes sociais em junho de 2022, a “palhaça” afirma que o TC está manipulando ações negociadas no mercado financeiro. Ela também critica Rafael Ferri, colunista do TC, e sua equipe por fornecerem conselhos de investimento duvidosos aos seus clientes, que ela descreve como “piadas de mau gosto”.

Durante os quase cinco minutos, a protagonista explica como seriam as fraudes e manipulações, mas, nos últimos segundos, acontece o que seria a acusação mais grave. “Procede mesmo o caso de estupro coletivo de uma ex-colaboradora, por outros colaboradores do TC, dentro da sede da empresa?”, questiona.

Após as acusações, Pedro Albuquerque, o presidente da empresa de investimento, sugeriu em uma coletiva de imprensa que os parceiros da Empiricus eram responsáveis pela criação e disseminação do vídeo. Pouco tempo depois, o TC solicitou formalmente à Polícia Federal uma investigação sobre a autoria do vídeo.

Em 2019, a Empiricus ganhou fama por outra mentira. Uma ex-associada aparecia em inúmeros anúncios pagos no YouTube contando como virou milionária com investimentos em três anos. A Bettina, que prometia um enriquecimento simples, viralizou ao divulgar os cursos e mentorias da empresa, mas depois descobriu-se que o discurso não passava de uma promessa falsa. “Oi, meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e R$ 1,042 milhão em patrimônio”, dizia para chamar a atenção no anúncio.

Em campanha “anti-Dilma”, o sócio-fundador da Empiricus foi processado pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2014, durante o período de eleições, Felipe Miranda aterrorizava seus seguidores com uma visão de caos no país, que ele dizia ser o “fim do Brasil” se aproximando, na “mais importante crise desde 1994”, caso Dilma fosse reeleita.

“Tempos muito mais difíceis estão por vir. Os problemas a serem vistos nos próximos meses serão muito piores do que os vivenciados em 2008. Se houve quem classificasse a crise de seis anos atrás como uma marolinha para o Brasil, desta vez não existirá espaço para qualquer metáfora parecida”, afirmou na época.

Relembre o vídeo em que a mulher maquiada de palhaça faz acusações contra a TC e o anúncio da Bettina:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link