O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite desta segunda-feira (19) para uma visita à Europa, onde terá uma agenda intensa nos próximos dias. Durante sua estadia, Lula participará de reuniões e tem em seu roteiro um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano.
Os diálogos abordarão temas como políticas sociais, medidas de combate à fome e à pobreza, além de questões relacionadas ao aquecimento global. Lula também aproveitará a oportunidade para reforçar sua proposta de um plano de paz entre Rússia e Ucrânia.
Na França, o presidente brasileiro fará um discurso na plenária final da Cúpula sobre o Novo Pacto Financeiro Global, que ocorrerá em Paris nos dias 22 e 23 de junho. Em seu pronunciamento, Lula cobrará maior representatividade das nações em desenvolvimento nas decisões internacionais e destacará a necessidade de uma reforma mais ágil do sistema financeiro mundial.
Está previsto também a realização de um discurso durante o show da banda Coldplay na capital francesa, no próximo dia 22, atendendo um convite de Chris Martins, líder da banda.
O presidente também aproveitará sua estadia na França para um encontro bilateral com o presidente Emmanuel Macron, onde serão discutidos diversos temas, incluindo o acordo entre Mercosul e União Europeia, que enfrenta resistência por parte dos franceses.
A viagem de Lula para a Europa inicia nesta segunda-feira, com sua partida de Brasília com destino ao Recife. Em seguida, o presidente seguirá para Roma, capital da Itália, onde terá uma agenda com o Papa, além de encontros com o presidente do país, Sergio Matarella, e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.