O Papa Francisco falou sobre os recentes comentários que fez sobre a condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), elogiou a ex-presidenta Dilma Rousseff e disse que para atitudes da extrema direita, o melhor remédio é a justiça social. O pontífice realizou os comentários durante entrevista realizada pelo jornalista Gustavo Sylvestre na emissora argentina “Canal 5 Notícias” (C5N).
Ainda durante a entrevista, Francisco ironizou o possível rótulo de comunista que poderia ser aplicado a ele ao criticar extremistas de direita.
“Padre, você é comunista? Minha carta de identidade é Mateus 25. Leia Mateus 25 e veja se quem escreveu não era comunista. Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estive nu e me vestisse. Essa é a regra de conduta”, disse Francisco.
Os comentários positivos sobre as gestões petistas fizeram com que Francisco, recentemente, se tornasse alvo de parlamentares bolsonaristas que acusaram o líder religioso de ser comunista.
“O papa é o representante de Jesus, mas os comunistas que ele apoia não acreditam em Jesus e muito menos em Deus. Qual o objetivo do papa ao dizer que o ‘descondenado’ Lula foi preso injustamente? Difícil seguir esse Papa”, comentou o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) em uma publicação.
???? | Papa Francisco diz estar preocupado com o avanço da “ultradireita” no mundo e diz que o antídoto contra isso é a justiça social. Bergoglio também dá a entender que se considera comunista.
* Entrevista publicada ontem (30/3) pelo canal de extrema-esquerda, C5N. pic.twitter.com/fKZAmcpIYQ
— Maria Laura Assis (@MLauraAssis) March 31, 2023
O líder da Igreja Católica acredita que a extrema-direita seja uma preocupação constante. Para ele, falar sobre justiça social é a melhor maneira de se lidar com políticos e pensadores da ideologia extremista em debates.
“A extrema-direita se recompõe, é curioso. Se recompõe sempre porque é centrípeta (movimento para dentro) não centrifuga (movimento para fora). Não se cria para fora possibilidades de reforma, ela é sempre centrípeta”, explicou.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link