Parada LGBT+ de SP reúne multidão de verde e amarelo neste domingo; veja vídeos

Atualizado em 2 de junho de 2024 às 14:41
Foliões se beijam durante a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo. Foto: Miguel Schincariol/AFP

A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo começou na manhã deste domingo (2) na avenida Paulista. Além das tradicionais cores do arco-íris, tons de verde e amarelo ganharam destaque no evento. Com informações da Folha de S.Paulo.

Com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo”, os organizadores do evento incentivaram o público a usar trajes em verde e amarelo.

A ideia é ressignificar as cores da bandeira do Brasil, que foram associadas à extrema direita nos últimos anos.

Na avenida, há vários pontos de venda para adquirir adornos nesses tons, com camisetas sendo vendidas por R$ 50. Bandeiras e outros itens que combinavam a flâmula brasileira com ícones do movimento LGBT+, como as cores do arco-íris, também são comercializados.

Tchaka, musa da Parada Gay, usa figurino nas cores verde e amarelo. Foto: Bruno Santos/Folhapress

A musa da Parada, a drag queen Tchaka, abriu o evento usando um vestido de tule verde e uma peruca amarela. “O Brasil é dos LGBTs, a bandeira é nossa, é tudo nosso”, disse Tchaka, saudando a multidão pelo uso das cores verde e amarelo.

No carro abre-alas, drag queens com perucas em rosa, azul e lilás animaram o público. Seguindo o carro, a escola de samba Estrela do 3º Milênio, do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, desfilou e anunciou seu enredo para o próximo Carnaval: a história do movimento LGBT+ no Brasil.

Pouco depois do meio-dia, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) foi recebida na Paulista aos gritos de “presidenta”. “Marcharemos nesta tarde pela retomada da nossa bandeira e para mostrar que o Brasil será melhor, será bicha, sapatão, travesti”, declarou a parlamentar.

Em seguida, o deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), também discursou: “Essa cidade já derrotou o retrocesso outras vezes e vai derrotar outra vez neste ano. Tenho certeza.”

Veja os vídeos:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link