A Frente Parlamentar pela Defesa da Democracia, comitiva formada por senadores e deputados brasileiros em missão nos Estados Unidos, se encontrou nesta quarta-feira (1º) com o senador Bernie Sanders, do Partido Democrata.
O político norte-americano é um dos nomes mais aclamados pela esquerda estadunidense.
O encontro foi compartilhado nas redes sociais pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG). “Com o senador Bernie Sanders no Capitólio, defendendo uma INTERNACIONAL DEMOCRÁTICA E ANTIFASCISTA, a partir dos atos violentos de 6 e 8 de janeiro e a experiência das investigações da CPI e CPMI das tentativas de golpe”, escreveu o petista no X (antigo Twitter).
Com o senador Bernie Sanders no Capitólio, defendendo uma INTERNACIONAL DEMOCRÁTICA e ANTI FASCISTA, a partir dos atos violentos de 6 e 8 de janeiro e a experiência das investigações da CPI e CPMI das tentativas de golpe.#SemAnistia pic.twitter.com/ljxPY67vHN
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) May 1, 2024
Além de discutir os atos golpistas no Brasil, em 8 de janeiro de 2023, e no Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, o grupo também deve abordar a criação de canais para a troca de informações com parlamentares norte-americanos e uma frente internacional pela defesa da democracia.
A comitiva é liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) de 8 de janeiro.
Outros membros da CPMI também integram a comitiva, como o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Rafael Brito (MDB-AL). O diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili, também está presente.
A viagem ocorre em meio à articulação internacional de lideranças e grupos de extrema direita.
Marcada para a próxima terça-feira (7), o Congresso norte-americano realizará uma audiência para discutir uma suposta crise da democracia no Brasil. A iniciativa faz parte de uma ofensiva internacional coordenada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para obter apoio às alegações de perseguição e censura no país.