Parlamentares brasileiros reúnem-se com Bernie Sanders no EUA: ‘Por uma Internacional Democrática Anti Facista’

Atualizado em 1 de maio de 2024 às 15:26
Comitiva brasileira com o senador Bernie Sanders no Capitólio, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução/Rogério Correia

A Frente Parlamentar pela Defesa da Democracia, comitiva formada por senadores e deputados brasileiros em missão nos Estados Unidos, se encontrou nesta quarta-feira (1º) com o senador Bernie Sanders, do Partido Democrata.

O político norte-americano é um dos nomes mais aclamados pela esquerda estadunidense.

O encontro foi compartilhado nas redes sociais pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG). “Com o senador Bernie Sanders no Capitólio, defendendo uma INTERNACIONAL DEMOCRÁTICA E ANTIFASCISTA, a partir dos atos violentos de 6 e 8 de janeiro e a experiência das investigações da CPI e CPMI das tentativas de golpe”, escreveu o petista no X (antigo Twitter).

Além de discutir os atos golpistas no Brasil, em 8 de janeiro de 2023, e no Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, o grupo também deve abordar a criação de canais para a troca de informações com parlamentares norte-americanos e uma frente internacional pela defesa da democracia.

A comitiva é liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) de 8 de janeiro.

Outros membros da CPMI também integram a comitiva, como o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Rafael Brito (MDB-AL). O diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili, também está presente.

A viagem ocorre em meio à articulação internacional de lideranças e grupos de extrema direita.

Marcada para a próxima terça-feira (7), o Congresso norte-americano realizará uma audiência para discutir uma suposta crise da democracia no Brasil. A iniciativa faz parte de uma ofensiva internacional coordenada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para obter apoio às alegações de perseguição e censura no país.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link