“Participação de maneira consciente”: Cariani e sócios sabiam de desvio, diz PF

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 18:43
O influenciador Renato Cariani. Foto: Reprodução

O influenciador bolsonarista Renato Cariani tinha “conhecimento pleno” do desvio de produtos químicos para a produção de crack e cocaína, segundo o delegado da Polícia Federal Fabrizio Galli. Ele aponta que o bolsonarista já foi notificado e deve se apresentar à corporação, junto de seus sócios, para prestar esclarecimentos sobre a apuração.

“Os sócios tinham conhecimento pleno do desvio de produtos químicos. Há diversas informações bem robustas nas investigações que determinam a participação de todos eles de maneira consciente. Não há uma ‘cegueira deliberada’ em relação a outros funcionários. Eles tinham conhecimento daquilo que estava acontecendo dentro da empresa”, afirmou o delegado em entrevista à GloboNews.

A PF solicitou a prisão de Cariani e de três sócios, mas a Justiça negou. Galli diz que a corporação deve acionar o judiciário novamente após analisar o material apreendido e ouvir os depoimentos dos investigados.

“Todos os envolvidos e que sofreram busca e apreensão hoje serão ouvidos na PF. O material apreendido será analisado, e vamos solicitar as próximas medidas ao Judiciário assim que tivermos as informações feitas”, prosseguiu.

Cariani se manifestou na tarde desta terça (12) e disse que foi “surpreendido” pela ação de busca e apreensão da PF. Ele ainda disse que o caso corre em segredo de Justiça e não sabe o conteúdo da apuração. “Para mim, para a minha sócia e para todas as pessoas, foi uma surpresa”, disse o influenciador.

O delegado aponta que as drogas produzidas eram distribuídas para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a corporação, o esquema contava com empresas que emitiam notas fiscais fraudulentas para vender produtos químicos em São Paulo, usando “laranjas” para fazer depósitos em espécie.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link