Após firmar uma parceria com A Fazenda para ser a rede social oficial da 15ª edição do reality show da Record, o Kwai virou patrocinador do BBB24.
Além de expor sua marca na atração da Globo, a plataforma de vídeos curtos participa de uma prova do líder, entre outras coisas. Ao longo do programa, que estreou na segunda-feira, 8, o Kwai participa de momentos do dia a dia dos concorrentes.
A plataforma diz, oficialmente, que estar presente nesse lixo faz parte do desejo em se posicionar como um “player de conteúdo relevante”.
Matéria da Piauí deste mês mostra como a Kwai pagou por fake news, clonou contas e impulsionou a candidatura de Jair Bolsonaro em 2022.
Com esse tipo de expediente, se tornou “em poucos anos um gigante no Brasil, com 48 milhões de usuários, o dobro do X (ex-Twitter), em especial das classes C e D, do Norte e do Nordeste”.
Um dos que tiveram a conta clonada é o empresário, escritor e ativista João Pacífico. Ele relatou a história em seu Instagram.
“As entrevistas e os documentos obtidos pela piauí apontam para uma política deliberada de estímulo a irregularidades em busca de audiência”, diz a reportagem.
“Uma das práticas irregulares foi o impulsionamento de candidatos na eleição presidencial de 2022. O TSE só permite que os próprios candidatos e suas campanhas façam isso, de forma transparente. Quando Bolsonaro estreou na plataforma, porém, em maio de 2022, a empresa sigilosamente turbinou a distribuição. Diante dos protestos da equipe brasileira da rede social, o então candidato Lula também recebeu o boost quando seu perfil foi criado”.
Ainda: “Outra tática é a clonagem deliberada de contas de usuários de outras plataformas – há quem descubra, do dia para a noite, que há um perfil em seu nome no Kwai. ‘Diversos produtores de conteúdo se queixavam da situação de encontrarem contas copiadas, achando que isso era prática de hackers ou criminosos digitais. NUNCA IMAGINARAM que a autoria de tais contas era do próprio KWAI’, relatou uma ex-executiva da plataforma em um processo trabalhista contra a empresa”.
Ver essa foto no Instagram