O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), junto a um grupo de vereadores, declarou apoio ao candidato André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições municipais. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (11) por meio de um vídeo divulgado pela assessoria de Gardel.
“Decidimos apoiar o candidato André Fernandes, que está disposto ao diálogo para construir a cidade que planejamos”, afirmou Gardel, que foi o porta-voz da declaração.
Acompanhando Gardel, estavam os vereadores do PDT PPCell, Paulo Martins, Kátia Rodrigues, Lúcio Bruno e Raimundo Filho, todos da atual legislatura. Além deles, os eleitos Marcel Colares e Jânio Henrique também estiveram presentes.
Gardel explicou que o grupo tomou essa decisão porque nenhum dos candidatos do segundo turno em Fortaleza representa totalmente o projeto do PDT para a cidade.
Eu sinto um nojo profundo da postura do PDT em Fortaleza. Não contentes em abandonar a luta da esquerda, agora fecharam apoio ao candidato bolsonarista, que foi apelidado na internet de "Raspaku" e foi apontado pela PF como um dos responsáveis por incitar o golpe de 8 de janeiro.… pic.twitter.com/PhBzi5d06E
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) October 11, 2024
O apoio ao candidato do PL, segundo ele, é uma forma de se contrapor à “hegemonia do PT” e influenciar as políticas públicas na capital cearense.
A posição do bloco foi divulgada um dia após o prefeito José Sarto, derrotado no primeiro turno, anunciar neutralidade no segundo turno. Sarto declarou que as lideranças do PDT estavam livres para “dialogar e construir propostas para a cidade”.
Antes dessa decisão, dois outros vereadores do PDT já haviam apoiado o adversário Evandro Leitão (PT). Adail Júnior anunciou seu apoio nas redes sociais na última terça-feira (8), declarando estar “fechado” com o petista.
O vereador Carlos Mesquita, vice-líder do governo Sarto na CMFor, também reafirmou seu apoio participando de um evento de campanha de Leitão no bairro Álvaro Weyne, sua base eleitoral.