O Santos Futebol Clube preparou uma espécie de ‘Operação London Bridge’ para a despedida de Pelé. Assim como ocorreu na morte da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, dezenas de protocolos foram desenvolvidos para serem acionados assim que a notícia da morte do Rei do Futebol fosse confirmada.
Edson Arantes do Nascimento morreu nesta quinta-feira (29). Ele estava internado desde o dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, para uma reavaliação de terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória.
Há uma semana, porém, o estado de saúde dele se agravou e, segundo boletim médico, Pelé apresentou progressão da doença oncológica e precisava de “maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”.
A situação de Pelé fez com que os contatos entre familiares, Santos Futebol Clube e a Prefeitura de Santos fossem iniciados na última quinta-feira (22).
Deste sexta-feira (23), a Vila Belmiro passou a ter uma movimentação intensa e começou a receber diversos equipamentos para a despedida do Rei. Pelé será velado, a princípio durante um dia e meio, no gramado do estádio.
A cerimônia será aberta ao público, mas as pessoas não poderão parar de caminhar em nenhum momento. O protocolo aponta que as pessoas que forem se despedir do craque farão um caminho entrando pelo Portão 1 e 2 da Vila Belmiro e seguirão até se aproximarem de onde estará o corpo de Pelé. A saída do estádio será pelo Portão 7. A estrutura já está montada, mas o horário do velório ainda não foi divulgado.
Duas tendas foram montadas no centro do campo. Uma menor, onde o corpo do Rei deve ser velado por familiares e amigos, e uma maior, que deve receber profissionais de imprensa e demais autoridades.
Todo o entorno da Vila Belmiro ficará completamente bloqueado para o acesso de veículos. Além da PM, GCM e CET, a segurança do clube também foi acionada e atuará de forma mais rígida.
São esperadas dezenas de autoridades e fãs, incluindo o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de grandes nomes da história do futebol mundial e, também, atletas que continuam jogando.
Além da cerimônia na Vila Belmiro, o corpo de Pelé deverá seguir em cortejo por várias ruas de Santos. Uma operação coordenada por Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego será responsável por levar o corpo do Rei pela cidade. O cortejo deverá seguir, logo após sair do estádio.
Após a cerimônia de despedida, o corpo de Pelé será levado para o cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, onde será sepultado de maneira reservada com a presença de amigos íntimos e familiares.