Pente fino: PF analisa lista de presentes pessoais de Bolsonaro e mira novas investigações

Atualizado em 5 de abril de 2023 às 7:06
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) está fazendo um pente fino na lista de presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que ele levou consigo quando deixou a presidência, segundo informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

O foco é listar os itens de alto valor incorporados pelo ex-capitão ao seu acervo pessoal, avaliar em que condições e por quem esses presentes foram dados e analisar se devem ser alvo de nova investigação por parte da Polícia Federal.

A análise, no entanto, é feita conforme as regras determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2016. A Corte estabeleceu que ex-presidentes só podem ficar com “itens de natureza personalíssima”, em outras palavras, objetos como medalhas, roupas, alimentos, perfumes e produtos de consumo direto.

A PF está listando os presentes que o ex-chefe do Executivo levou para seu acervo privado sob a justificativa que seriam “presentes pessoais”, mas que não se encaixam nesse perfil.

Bolsonaro e as joias recebidas pela ditadura da Arábia Saudita – Foto: Reprodução

Entre os presentes recebidos pelo governo Bolsonaro durante seus quatro anos de mandato estão os dois conjuntos de joias da ditadura da Arábia Saudita que, posteriormente, o ex-presidente teve que devolver ao Estado por ordem do TCU.

O outro conjunto de joias, avaliado em R$ 16,5 milhões e apreendido pela Receita Federal, também não têm as características dos “itens de natureza personalíssima”. Vale destacar que esse é o tema do interrogatório que Bolsonaro responde nesta quarta-feira (5) na sede da PF, em Brasília.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link