Perícia pode comprovar a parceria ilegal entre advogado e o juiz Marcelo Bretas

Atualizado em 24 de dezembro de 2022 às 22:30
Advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho e juiz Marcelo Bretas. Foto: Reprodução

O Conselho Nacional da Justiça reuniu informações que sugerem que o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho, mantinha uma parceria ilegal com o juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas.

Segundo interlocutores, um dos principais acervos que poderiam provar a suposta parceria do advogado com o juiz está reunido em dois celulares e um laptop de Nythalmar apreendidos pela Polícia Federal em 23 de outubro de 2020.

Alvo de uma investigação, na época, por corrupção e suspeitas de exploração de prestígio junto a Bretas, Nythalmar sempre demonstrou apreensão em relação aos dados que armazenava. Em um recurso sigiloso encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça, o advogado afirmava temer pela “enorme quantidade de dados sensíveis em seus instrumentos de trabalho, cujo vazamento poderia desencadear consequências inimagináveis”.

Na briga que trava contra a Lava-Jato, Nythalmar deu pistas de que o conteúdo dos dois telefones e do notebook tem ‘potencial explosivo’. Em um recurso sigiloso que a VEJA teve acesso, ele lista dados que estão armazenados nos aparelhos confiscados, como prints de mensagens da ex-primeira-dama do Rio, Adriana Ancelmo, e o ex-deputado mensaleiro Pedro Corrêa, uma anotação com os dizeres “tentando cooptar” e rascunhos da delação premiada do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O episódio envolvendo os celulares e o laptop é emblemático porque é uma das peças de maior destaque do relatório parcial da correição que o CNJ promove contra Marcelo Bretas. O documento traz elementos que sugerem que o magistrado tinha aliados dentro do setor de perícias da Polícia Federal do Rio, que atuariam para atrasar deliberadamente a análise de materiais colhidos em investigações que pudessem, de algum modo, respingar nele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link