Nova pesquisa revela que Lula venceria eleição no primeiro turno; veja os números

Atualizado em 13 de abril de 2022 às 20:01
Foto do ex-presidente Lula falando ao microfone com um sorriso no rosto.
Ex-presidente atingie 50,8 na pesquisa divulgada pela Isto É. Foto: REUTERS/Carla Carniel

Segundo a pesquisa Isto É/Sensus, o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa presidencial com 43,3% dos votos, seguido por Bolsonaro (PL), com 28,8%, Ciro Gomes (PDT), com 6,3% e João Doria (PSDB), com 2,6% das intenções de voto. O levantamento ouviu 2.000 eleitores entre os dias 8 e 11 de abril.

Com o cenário sem o ex-juiz Sergio Moro, Doria aparece tecnicamente empatado e dentro da margem de erro com Ciro Gomes. O deputado federal André Janones (Avante) aparece em quinto lugar, com 2%, depois vêm Vera Lucia (PSTU), com 1,1% e a senadora Simone Tebet, com 0,8%.

Os números dão a Lula uma significativa vantagem no pleito eleitoral. Dentro do levantamento, ele atinge 50,8% dos votos válidos, tirando a porcentagem dos que afirmaram voto branco ou nulo (7,8%) e os que não souberam ou não quiseram responder (7,1%).

Bolsonaro tem alta rejeição, o que permite vantagem de Lula

O encarecimento de produtos básicos para a sobrevivência e o aumento nos combustíveis são fatores que influenciam a avaliação do presidente Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, 31,8% da população atribui ao governo federal a responsabilidade pelos problemas na economia brasileira.

A inflação hoje afeta a vida de 87,9% da população, já o desemprego é considerado o segundo item de maior preocupação dos brasileiros (14,5%), e a saúde ainda é o principal problema apontado (40,7%).

Já para 41,6% dos eleitores, a corrupção aumentou durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, além de 41,1% considerarem o líder de extrema-direita como o principal responsável pela radicalização no Brasil, ante 28,7% que acreditam ser culpa do Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link