A Defesa Civil do Estado da Bahia informou nesta segunda-feira (13) que após seis dias de chuvas intensas o estado registrou 10 mortes e 267 feridos e 6.371 desabrigados.
Além disso, outros 15.199 desalojados por causa dos estragos causados pelos temporais no estado. No total, 220.297 pessoas foram atingidas pela chuva e 51 cidades decretaram situação de emergência. Com informações do G1.
Os números podem crescer, já que a Sudec diz que ainda não conseguiu contato com todas as cidades em situação de emergência. O órgão afirma ainda que os números são referentes a estragados causados pela chuva desde o mês de novembro, quando algumas cidades já haviam decretado situação de emergência.
Leia também:
1- Ações contra Temer e Serra são anuladas sem julgamento do STF
2- Em almoço com banqueiros, Paulo Guedes critica ministros de Bolsonaro
3- Bolsonaristas entram em ação e sessão do Vale Gás é adiada
Bahia terá ajuda
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou medidas para ajuda aos municípios. Entre elas, o lançamento de uma linha de crédito especial para comerciantes afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado.
“Vamos oferecer um crédito de até R$ 150 mil, subsidiado, sem juros, com prazo de carência de 12 meses, ou seja, um ano sem pagar nada. A partir de um ano, [o pagamento será dividido em] 36 parcelas”, explicou.
Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Regional liberou R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba. O Governo também autorizou o emprego de tropas do Exército Brasileiro no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.