Petistas querem sinalização de Lula a favor da cassação de Moro; entenda

Atualizado em 29 de abril de 2024 às 7:51
Sérgio Moro. (Foto: Reprodução)

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça um gesto público e enfático para demonstrar seu apoio à cassação do mandato do senador Sergio Moro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A questão tem gerado debates internos e os petistas esperam um posicionamento claro do presidente sobre o caso. As informações são da colunista Bela Megale, do Globo.

A atitude adotada pelo Palácio do Planalto de minimizar a questão e indicar que Lula não estaria acompanhando de perto o processo de cassação tem provocado críticas dentro do PT.

Membros do partido têm relatado que pretendem abordar o atual chefe de Estado brasileiro para pedir que ele sinalize publicamente a importância da cassação de Moro. Neste sentido, eles querem que o presidente mostre comprometimento com a causa para fortalecer a posição do partido.

Entretanto, Lula evitou comentar diretamente a possível cassação do ex-juiz durante um encontro com jornalistas. “Eu não consigo me separar da figura do presidente e voltar a ser o cidadão Lula. Embora seja um tema que eu gostaria de falar muito, eu prefiro não comentar uma coisa que está tramitando na Justiça”, afirmou o presidente, indicando que prefere manter distância do caso enquanto estiver em andamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

Informações divulgadas pelo colunista Lauro Jardim apontam que, em conversas privadas, Lula teria dito que a cassação de Sergio Moro poderia ser um erro político. Essa posição cautelosa do presidente contrasta com a postura de muitos petistas que desejam uma resposta mais contundente a favor da cassação.

A ação para cassar o mandato de Sergio Moro no Senado por abuso de poder econômico durante a pré-campanha é movida pelo PT e pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-juiz foi absolvido em primeira instância, e agora o Tribunal Superior Eleitoral dará a decisão final.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link