Na manhã desta segunda feira (20), a Petrobras anunciou a renuncia de José Mauro Ferreira Coelho, ainda no mesmo dia, a estatal já anunciou que irá ocupar cargo. Fernando Assumpção Borges a será o novo presidente interino da estatal. Ele é diretor-executivo de Exploração e Produção da estatal desde abril de 2021 e está na empresa há 38 anos.
Porém, ele ficará na cadeira até a eleição e posse do novo presidente da empresa, Caio Mario Paes de Andrade, isso porque o executivo ainda não cumpre todos os requisitos para o cargo estabelecidos pela Lei das Estatais para ocupar a presidência da empresa.
Ou seja,e ele deve seguir as seguintes condições: Dez anos de experiência em empresas públicas ou de economia mista na área de atuação da Petrobras, quatro anos como diretor da companhia vai comandar, em cargos comissionados de hierarquia alta no Executivo federal ou em cargos de docência ou pesquisa em setores correlatos à estatal ou quatro anos de experiência como profissional liberal em áreas direta ou indiretamente ligadas à petroleira.
A renúncia de Coelho aconteceu em meio ao anuncio da Petrobras de um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel, o que gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Câmara, Arthur Lira.
O presidente quer tentar solucionar o problema da inflação por meio do projeto de lei que estabeleceu um teto de 17% sobre o ICMS foi aprovado pela Câmara dos Deputados. No entanto, o governo também apoia a privatização da estatal.