A Petrobras aprovou, nesta sexta-feira (24/2), uma doação no valor de R$ 1 milhão para auxílio a comunidades atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram no litoral de São Paulo. O montante será destinado ao Movimento União BR por meio do Instituto da Criança, entidade sem fins lucrativos. A doação será usada na aquisição de itens de primeira necessidade (tais como geladeira, fogão, alimentos, produtos de higiene e limpeza) para a população afetada pelas chuvas nos municípios de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo.
Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a região foi atingida pela maior chuva já registrada na história do país, chegando a um acumulado de 682 milímetros em 24 horas em algumas localidades, causando graves danos humanos, materiais e ambientais.
“Por meio dessas ações, colocamos em prática nossa política de Responsabilidade Social e reforçamos a solidariedade com as comunidades que foram atingidas por essa calamidade, somando esforços com o poder público e a sociedade civil para o apoio à região”, afirma o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
O Movimento União BR/Instituto da Criança também atuou como parceiro da Petrobras em ação realizada em 2022 para atender comunidades vulneráveis atingidas por enchentes em Pernambuco.
Petrobras e Transpetro em solidariedade com o litoral de SP
Estas ações da Petrobras complementam outras medidas emergenciais que já vêm sendo tomadas pela Transpetro, subsidiária da Petrobras com operações na região, que tem atuado com campanha de voluntariado para doações de itens de alimentação, limpeza e higiene para as famílias atingidas.
A empresa disponibilizou, ainda, combustível de aviação, bases de apoio, equipamentos e equipes para apoiar as autoridades no resgate às vítimas e apoio às regiões afetadas.
Veja aqui as doações realizadas até o momento:
- Mais de 1300 litros de água mineral para São Sebastião e 300 litros de água para Camburi;
- 600 litros de leite;
- 100 pacotes de leite em pó;
- 120 pacotes de achocolatado;
- 2700 absorventes;
- 3600 fraldas;
- 100 pacotes de lenços umedecidos;
- Mais de 400 rolos de papel higiênico;
- 160 pacotes de sabão em pó;
- Mais de 1000 litros de água sanitária;
- 100 unidades de pano de chão;
- 100 luvas para voluntários.
Conheça também os serviços de logística e equipamentos disponibilizados:
- Apoio logístico por meio de embarcações do Terminal de São Sebastião e de helicópteros para entrega de doações do Fundo Social de Solidariedade para comunidades isoladas;
- 15 mil litros de QAV (combustível de aviação) para abastecimento dos helicópteros que estão resgatando as vítimas;
- Disponibilização de heliponto do Terminal de São Sebastião para suporte de equipes de contingência (pilotos, policiais militares, defesa civil, etc.);
- Infraestrutura do Terminal para suporte às equipes de contingência;
- Fornecimento de retroescavadeiras para desobstrução de vias e liberação de acesso às áreas isoladas.