A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (4), um mandado de busca e apreensão em Belém, no Pará, contra um vigilante suspeito de divulgar em redes sociais imagens com ameaças de ataque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo a PF, o vigilante possui porte de arma de fogo. Vale destacar que a ação é a segunda em dois dias contra pessoas no Pará que ameaçam o presidente petista. Ele visitará o estado no próximo dia 8.
A corporação ainda afirmou que a diligência tem como objetivo “angariar mais elementos de convicção acerca do cometimento de crimes e evitar a possibilidade de atentado” ao chefe do Executivo. Alvo postava ‘imagens ameaçadoras’ em suas redes, de acordo com a apuração.
Na última quinta-feira (3), a PF prendeu o fazendeiro Arilson Strapasson em Santarém, também no Pará, suspeito de afirmar que daria um tiro em Lula quando ele visitasse a cidade. Ele é apontado como homem vinculado à grilagem e ao garimpo. Suas terras estariam avaliadas em mais de R$ 2,5 milhões.
Durante o interrogatório realizado pela PF, Strapasson afirmou ter participado dos atos terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. Ele ainda contou ter participado da invasão do salão verde da Câmara dos Deputados
O fazendeiro também mencionou sua participação nas manifestações em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção de Santarém, que teriam durado 60 dias ininterruptos.
? PF faz buscas contra vigilante suspeito de propagar ataques contra Lula
Homem trabalha como vigilante e tem porte de arma de fogo. Busca e apreensão ocorreram em Belém, no Pará
Leia na coluna de @mirelle_ap e @carloscarone78: https://t.co/rzjGwq6Efk pic.twitter.com/Rf9EW95xyY
— Metrópoles (@Metropoles) August 4, 2023