PF faz nova operação em busca de quem bancou e divulgou os atos golpistas de 8/1

Atualizado em 20 de junho de 2024 às 7:46
PF faz nova operação em busca dos responsáveis pelos ataques do 8/1. Reprodução

 

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Federal está realizando a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, focada em suspeitos de financiar e incentivar os atos golpistas que aconteceram em 8 de janeiro de 2023.

Os agentes estão executando 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta fase, não há mandados de prisão entre os 27 emitidos pela Corte.

As operações estão sendo realizadas em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A Justiça ordenou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados como parte desta fase.

A maioria das ações autorizadas pelo STF está sendo executada em Santa Catarina, onde são cumpridos 19 mandados, incluindo 11 de busca e apreensão. Além disso, os agentes estão cumprindo quatro mandados em Goiás (dois de busca e apreensão) e quatro no Mato Grosso do Sul (também dois de busca e apreensão).

De acordo com a Polícia Federal, os danos ao patrimônio causados pelos extremistas que invadiram as sedes do Congresso Nacional, do STF e o Palácio do Planalto podem chegar a R$ 40 milhões.

A Operação Lesa Pátria está investigando crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição, deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link