A Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão contra financiadores de bloqueios em rodovias federais em 2022 nesta quarta (6) em Pontes e Lacerda (MT) e em Campo Grande (MS). A operação, intitulara “Parada Obrigatória”, tem como objetivo aprofundar investigações e a coleta de provas de golpistas que atuaram nas estradas após as eleições presidenciais de 2022.
Segundo a PF, na ocasião, atos golpistas bloquearam a Rodovia BR-174 e os autores do ato teriam agredido e ameaçado motoristas que tentavam furar os bloqueios. Eles também teriam desobedecido ordens policiais que tentavam liberar o trânsito.
Os líderes, financiadores e participantes dos bloqueios golpistas devem responder pelos crimes de constrangimento ilegal, lesão corporal, incitação ao crime, associação criminosa e abolição violenta do estado democrático. Somadas, as penas passam de 13 anos de prisão.
Os materiais apreendidos pela corporação serão analisados e periciados para que investigadores possam identificar e apontar elementos que responsabilizem os golpistas envolvidos nas ações criminosas.