A Polícia Federal vai investigar a contaminação de seis pessoas que testaram positivo para HIV após receberem transplantes de órgãos no estado do Rio de Janeiro. A investigação será conduzida pela PF devido ao impacto no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Nacional de Transplantes.
Até o momento, foi confirmada a infecção por HIV em dois doadores e seis receptores que tiveram resultados positivos. Segundo o Ministério da Saúde, “a situação está sendo tratada com extrema seriedade, com o objetivo de cuidar dos pacientes e suas famílias e manter a confiança da população nesse serviço essencial”.
Nesta sexta-feira, o ministério informou que ordenou uma auditoria urgente, a ser realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), no sistema de transplantes do Rio de Janeiro, além de investigar possíveis irregularidades.
De acordo com o ministério, o erro ocorreu nos exames realizados antes da autorização para os transplantes. O laboratório contratado pela Fundação Saúde, vinculado à Secretaria de Estado do Rio de Janeiro, para o programa de transplantes, é uma entidade privada e será fechado por ordem do Ministério da Saúde.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o governo oferecerá atendimento especializado às seis pessoas infectadas. A secretária estadual de Saúde informou que os pacientes diagnosticados terão o Centro Hospitalar Pedro Ernesto como referência, contando com o apoio de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line