PF pedirá extradição de ao menos 65 bolsonaristas foragidos na Argentina

Atualizado em 7 de junho de 2024 às 12:25
Bolsonaristas presos após o ataque de 8 de janeiro em Brasília. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Polícia Federal vai encaminhar a lista com pedidos de extradição de bolsonaristas envolvidos no ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 que estão foragidos na Argentina na semana que vem. O trabalho para trazer os réus e investigados de volta ao país vai ocorrer em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Supremo Tribunal Federal (STF), segundo Andrei Passos, diretor da corporação.

“Vamos listar todos os condenados que possivelmente estejam na Argentina e encaminhar os pedidos de extradição, tudo em articulação com o Ministério de Relações Exteriores e Supremo Tribunal Federal”, afirmou o chefe da PF ao Blog do Valdo Cruz no g1.

A corporação ainda vai pedir para que os nomes dos foragidos sejam incluídos na “rede Anfast de capturas da Ameripol”, a comunidade de polícias das Américas. A lista só será enviada na próxima semana porque a PF ainda concluindo o mapeamento dos bolsonaristas que estão na Argentina, segundo Rodrigues.

Uma lista inicial da corporação aponta que 65 envolvidos no ataque foram ilegalmente ao país vizinho. Um dos temores é que a Argentina tenha aceitado os pedidos de asilo político feitos pelos foragidos que se refugiaram no país.

O presidente de extrema-direita da Argentina, Javier Milei, e o mandatário brasileiro, Lula. Foto: Reuters

No governo Lula, políticos têm dúvida sobre a reação do presidente de extrema-direita Javier Milei, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. O chefe de Estado argentino também convidou o ex-mandatário brasileiro para sua posse e é crítico ao petista.

Um assessor direto de Lula aponta que o pedido de extradição dos bolsonaristas será um teste para a relação entre os dois países. Ele avalia que Milei pode seguir os caminhos jurídicos internacionais ou tomar uma posição política no caso.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link