PF prende coronel da PM que comandava operações de segurança durante atos terroristas em Brasília

Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 6:33
Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto — Foto: PMDF/Reprodução

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime Barreto foi preso, na manhã desta terça-feira (7), durante a 5ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal. Naime era comandante de Operações da PM, durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Ele foi exonerado do posto após os atos terroristas.

O militar também pediu folga do trabalho às vésperas dos ataques e estava fora capital federal no momento do incidente. A Polícia Federal cumpre três mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e seis de busca e apreensão no DF. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Jorge Eduardo foi escolhido pelo ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Márcio Cavalcante de Vasconcelos para chefiar o Departamento Operacional da corporação.

Esta é a quinta fase da operação Lesa Pátria, que busca prender envolvidos nos atos terroristas do dia 8 de janeiro. Até a última segunda-feira (6), 16 pessoas já haviam sido presas na operação e 31 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, segundo o G1.

A suspeita de omissão e conivência das polícias no dia das ações levou à destituição e à prisão de integrantes da cúpula da segurança pública do DF, incluindo o então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e o então comandante da PM, Fábio Augusto Vieira.

Os ataques também são investigados na Polícia Federal em outras três frentes. Um mira os possíveis autores intelectuais, e é essa frente que pode alcançar Bolsonaro. Outra tem como objetivo mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília.

O terceiro foco da investigação da PF são os vândalos. O objetivo dos investigadores é identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na destruição dos prédios dos Três Poderes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link