PF vai ouvir Bolsonaro após hacker relatar pedido para “invadir as urnas”

Atualizado em 2 de agosto de 2023 às 16:54
Jair Bolsonaro.
Foto: Evaristo Sa/ AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido pela Polícia Federal no caso do hacker Walter Delgatti Neto. Ainda não foi definida uma data para o seu depoimento, mas aliados já sabiam que sua convocação seria inevitável, já que ele foi citado em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do blog de Julia Duailibi no g1.

Na página 17 da decisão do magistrado sobre o pedido de prisão feito pela Polícia Federal, o ministro diz que Delgatti afirmou, em depoimento, “que a deputada Carla Zambelli esteve envolvida nos atos do declarante, sendo que o declarante, conforme saiu em reportagem, encontrou o ex-Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Alvorada, tendo o mesmo lhe perguntado se o declarante, munido do código-fonte, conseguiria invadir a urna eletrônica”.

Uma fonte da PF afirmou que Bolsonaro será chamado para se explicar após ser citado pelo hacker. Investigadores querem entender o pedido do ex-presidente e, se houver informações relevantes em sua oitiva, os dados podem ser compartilhados com outros inquéritos que miram ataques às urnas e ao sistema eleitoral.

Caso o depoimento seja marcado, essa será a quinta vez em que Bolsonaro é ouvido em investigações da Polícia Federal.

Delgatti disse à PF que não conseguiu invadir o sistema do TSE. “Aduziu que não obteve sucesso ao tentar invadir o sistema do Tribunal Superior Eleitoral – TSE porque o código-fonte da urna eletrônica estaria hospedado em um computador offline”, diz relatório sobre seu depoimento.

O hacker foi preso nesta quarta (2) pela Polícia Federal, que também cumpriu mandados de busca e apreensão contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A corporação descobriu que a parlamentar fez pagamentos para Delgatti inserir um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link