PGR é contra aplicação de multas e apreensão de bens de manifestantes golpistas em MT

Atualizado em 2 de dezembro de 2022 às 17:19
Bloqueio golpista na BR-163, em Sinop-MT. Reprodução Só Notícias

Lindôra Araújo, a vice-procuradora-geral da República, manifestou-se nesta quinta-feira (1º) rechaçando o pedido feito pelo Ministério Público de Mato Grosso que tinha como objetivo aplicar multas e apreensão de bens contra os participantes dos atos antidemocráticos.

Um dia antes, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, havia solicitado a manifestação de Augusto Aras sobre tal pleito.

Lindôra sustentou que as forças de segurança do estado já estariam “desde o início das manifestações atuando em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal)” e que os bloqueios estavam sendo realizados “sem a necessidade do uso de força”.

Vice-procuradora-geral Lindora Araújo
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A vice-procuradora-geral valeu-se também de um aspecto formal para embasar sua recusa, ao alegar que o tipo de ação na qual foi feito o pedido não seria a adequada “à individualização de responsabilidades e aplicação de medidas coercitivas a pessoas físicas, discussão que escapa ao campo da fiscalização normativa abstrata reservado à Corte Suprema”.

O MP do MT valeu-se de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental para veicular seu pedido, uma medida usada para questionar preceitos constitucionais que não estão sendo observados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link