Neste domingo (14), o pianista russo Luka Safronov, filho do artista Nikas Safronov, se algemou à porta de uma unidade do Mc Donald’s, em Moscou, em protesto contra o fechamento temporário das lojas da rede no país. Ele foi detido por policiais durante o último dia de funcionamento das lanchonetes da multinacional em território russo.
“Eles não têm o direito de fechar! Fechar é um ato de hostilidade contra mim e meus concidadãos”, gritou o pianista em vídeo divulgado no Twitter, antes de ser levado pelas autoridades. Safronov também afirmou que os hambúrgueres do Mc Donald’s “estão se tornando um símbolo de violação das liberdades”.
A exemplo de outras multinacionais, o Mc Donald’s anunciou o fechamento temporário de todas as suas lanchonetes na Rússia a partir desta segunda-feira (14), em represália à guerra na Ucrânia. Ao todo, são 850 unidades espalhadas pelo país, as quais empregam cerca de 62 mil funcionários. A rede de fast-food opera em território russo há aproximadamente 30 anos. Ainda não foi definido quando as unidades vão reabrir as portas.
Em comunicado originalmente enviado aos funcionários e franqueados, o CEO do Mc Donald’s, Chris Kempczinski, disse que a empresa se junta ao mundo para condenar a agressão e a violência. O executivo acrescentou que entende o impacto que isso terá nos colegas e parceiros russos, mas disse que os valores da companhia significam “não ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia”.
O McDonald’s e a Coca-Cola, outra marca tradicionalmente ligada à cultura dos Estados Unidos, vinham recebendo fortes pressões para interromper as atividades na Rússia. Nos últimos dias, outras companhias, de diferentes setores, anunciaram a paralisação do funcionamento e de serviços na antiga república soviética, que realiza invasão à Ucrânia.
Você já escolheu seu candidato a deputado para 2022?
— DCM ONLINE (@DCM_online) March 13, 2022