O ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, rebateu neste domingo (19) as críticas que vem recebendo após ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para liderar a reconstrução no estado gaúcho.
“Vocês queriam o quê? Que o presidente Lula colocasse para coordenar isso alguém que não conhece o Rio Grande do Sul? Alguém que não tem trânsito dentro do governo?”, questionou o ministro durante entrevista coletiva ao Barão de Itararé.
O DCM TV também participa da coletiva, além de outros veículos como Brasil de Fato, Fórum, Jornal GGN, Portal do José, TV 247, Sul21, Brasil de Fato RS, Canal Resistentes, Pão com Ovo e Folha Democrata.
“É preciso ter alguém que possa falar com todo mundo, que possa falar com o governador, que tenha trânsito na bancada estadual, na bancada federal”, acrescentou.
Pimenta afirmou que Lula “entendeu que, pela magnitude do desafio, era preciso ter uma presença permanente e focada do Governo Federal no estado”.
“Nossa relação é institucional: não perguntamos o partido dos prefeitos”, disse.
Ainda na entrevista, o ministro destacou que o presidente “é um grande comunicador”. “Tem coisas que ele [Lula] gosta de fazer: falar de manhã, dar entrevista às rádios. A partir da fala dele, das entrevistas dele, a gente pauta toda imprensa do país”, afirmou.
Segundo Pimenta, “o grande desafio que temos pela frente no próximo período é agilidade para poder oferecer casas, agilidade para resolver a questão habitacional e como fazer a transição das pessoas que estão em abrigos e das pessoas que estão fora de abrigos, mas também não têm casas para voltar”.
Vocês queriam o quê? Que o presidente @LulaOficial colocasse para coordenar isso alguém que não conhece o RS? Alguém que não tem trânsito dentro do governo? É preciso ter alguém que possa falar com todo mundo, que possa falar com o governador, que tenha trânsito na bancada…
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 19, 2024
O presidente Lula entendeu que, pela magnitude do desafio, era preciso ter uma presença permanente e focada do governo federal no estado. Nossa relação é institucional: não perguntamos o partido dos prefeitos. #BarãoEntrevista
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 19, 2024
O presidente da República é nosso melhor comunicador, é um grande comunicador. Tem coisas que ele gosta de fazer: falar de manhã, dar entrevistas às rádios. A partir da fala dele, das entrevistas dele, a gente pauta toda imprensa do país. #BarãoEntrevista
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 19, 2024