Em entrevista coletiva concedida ao DCM TV e outros canais progressistas, o ministro Paulo Pimenta explicou como se diferenciam as três visões dos principais campos ideológicos diante de uma tragédia tal como a se abateu no Rio Grande do Sul em razão das chuvas.
De forma didática, Pimenta esmiuçou os discursos da extrema-direita, dos neoliberais e da esquerda perante os fatos. Acompanhe:
“A gente observa nesse momento de forma muito evidente três grandes discursos. O discurso da extrema-direita: o discurso da extrema-direita é necessariamente o discurso das fake news e das mentiras, pois nas tragédias, nas pandemias, são os momentos em que o poder público e as políticas públicas aparecem com muita força e a sociedade enxerga o papel do Estado.
Para a extrema-direita é fundamental construir uma narrativa de que o Estado é ineficiente e de que o que vale é cada um por si e que as políticas públicas não funcionam: foi assim que eles fizeram na pandemia. Então esse é o momento fundamental para construir-se uma narrativa, que a gente estamos vendo diariamente”.
Na sequência, o gaúcho expôs a mentalidade dos neoliberais e da esquerda ante a crise:
“De um outro lado nós vamos ver um discurso do neoliberalismo, do Estado mínimo, da contratação das consultorias internacionais, dos ‘undos de reconstrução.”
“Aí nós vamos ver o nosso campo político: o campo da esquerda, das políticas públicas e o programa de recuperação do Rio Grande do Sul, a partir de uma lógica sustentável, sócio-ambiental que discuta e aprofunde além das causas meteorológicas o porquê que tudo isso aconteceu e como nós temos que proceder para que isso aqui pra frente situações começam a não se repitam”, pontuou Pimenta.
“Então existem três grandes visões de como se portar diante da tragédia e o que propor daqui para frente.”
Confira o restante da live:
A resposta que vamos dar à tragédia que infelizmente aconteceu no nosso estado precisa ter profundidade, precisamos investigar por que tudo isso aconteceu para reconstruirmos o Rio Grande de forma sustentável, sem negacionismo. Essa é a mensagem do presidente @LulaOficial e é… pic.twitter.com/T018psLXYn
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 19, 2024