O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, citou Jair Bolsonaro durante evento sobre o combate ao abuso infantojuvenil no Palácio do Planalto. Ele mencionou uma declaração dada pelo ex-presidente durante uma campanha eleitoral, quando disse que “pintou um clima” com meninas venezuelanas.
“Quero viver num país, num mundo em que eu não tenha medo da minha filha ser preta, mulher, criança, adolescente. Quero ainda viver num mundo em que não tenha medo da maldade da pessoa adulta que é capaz de matar. Não quero viver no mundo em que o representante diga que pintou clima com adolescentes”, afirmou o ministro.
Almeida discursou durante cerimônia para marcar o dia 18 de Maio, Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A declaração de Bolsonaro também foi mencionada pela primeira-dama Rosângela da Silva em carta que foi lida no evento.
“A parceria entre a sociedade civil e o Estado na reconstrução e execução das políticas de proteção para crianças e adolescentes é o único clima que pode pintar”, disse Janja.
O ministro anunciou 12 medidas para o combate ao crime durante o evento, incluindo o lançamento do Programa Mapear, que vai identificar pontos vulneráveis da exploração sexual de crianças e adolescentes às margens de rodovias federais.