Dois policiais militares foram indiciados por tortura e extorsão após abordagem em que colocaram saco plástico na cabeça de mulher. O caso aconteceu em Novo Hamburgo (RS) e a Brigada Militar concluiu que há indícios de transgressão disciplinar por parte dos agentes. A investigação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da PM e os dois estão presos desde quarta (4). A informação é do GaúchaZH.
Os agentes são João Victor Alves Viana, de 30 anos, e Leanderson Alves da Silva, de 25. Eles eram lotados no 3º Batalhão de Novo Hamburgo e foram afastados da função na segunda (2), enquanto a conduta deles era apurada. O BM ainda afirmou que abriu procedimento administrativo demissional contra os dois nesta sexta (6).
O caso aconteceu no último domingo (1), no bairro São José e foi flagrado por câmeras sem que os PMs percebessem. A apuração não foi feita pela Polícia Civil, já que a ação ocorreu durante o serviço dos brigadianos.
Em coletiva de imprensa, o comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli, e o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, disseram que eles cometeram transgressões graves e não respeitaram preceitos institucionais do estatuto da corporação.
A BM ainda afirmou que foi descoberto que os agentes fizeram consultas sobre o casal que foi vítima da ação em outras ocasiões. “Nos leva a crer que possa ter ocorrido outro tipo de constrangimento ou desvio de conduta em mais ocasiões”, afirmou Feoli.
Veja o vídeo da tortura:
⚠️ Aviso de Gatilho- Cena de violência
POLÍCIAL TORTURA MULHER COM SACO PLÁSTICO Durante abordagem no dia 01 de janeiro, policial em Novo Hamburgo-RS.
Apoiamos os bons policiais e queremos punições exemplares para aqueles que excedem a função.
Via @J_LIVRES pic.twitter.com/zDCOOWJQoG
— Leonel Radde (@LeonelRadde) January 5, 2023