Lamento muito a partida de Rita Lee, foram inúmeras as vezes que cantei e dancei suas músicas. Uma verdadeira criadora. Para além do meu registro, seu falecimento e a reação das redes suscita uma análise política: por que a esquerda tem grande simpatia por Rita Lee.
Essa análise lhe ajudará a entender melhor as motivações de esquerda e direita para agir coletivamente. Rita Lee buscava enfrentar as normas vigentes tanto em suas músicas, letras e melodias, que sua vida pessoal.
Quem é de esquerda, de um modo geral, tende a ter muita simpatia por quem enfrenta o status quo. Assume-se que o status quo sufoca a novidade, as minorias e, com frequência, a maioria de pessoas pobres. Assim, todo artista que de alguma maneira, durante sua carreira, se rebela contra o que é vigente é aplaudido pelas pessoas de esquerda.
O oposto acontece com quem é de direita, esta pessoa é movida por uma moralidade que ressalta a necessidade de manter a ordem social, ainda que injusta, pois muitas vezes ela pode ser frágil e sua derrocada poderia piorar a vida de todos. Aliás, é exatamente esta a crença de que é de direita ao dizer que “veja como está o mundo hoje, uma decadência, isso por causa das drogas, sexo livre e coisas do gênero”, justamente o que não era problema para Rita Lee.
É assim que a arte divide esquerda e direita. Todo artista que buscar enfrentar a ordem vigente será louvado pela esquerda e criticado ou ignorado pela direita.
(1/n) ANÁLISE POLÍTICA A PARTIR DE UMA PERDA IMPORTANTE: RITA LEE
Lamento muito a partida de Rita Lee, foram inúmeras as vezes que cantei e dancei suas músicas. Uma verdadeira criadora. Para além do meu registro, seu falecimento e a reação das redes suscita uma análise política:— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) May 9, 2023