Por que Bolsonaro está otimista e acredita que não será preso

Atualizado em 2 de maio de 2024 às 17:05
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem feito uma nova avaliação a aliados sobre a possibilidade de ser preso. Ele acredita que a chance de ser mandado para a cadeia diminuiu desde o início do ano. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

O otimismo de Bolsonaro se dá pelas expectativas de seu entorno sobre o processo de cassação contra os senador Jorge Seif (PL-SC) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação contra o correligionário começou a ser analisada no início de abril e sofreu uma série de reviravoltas.

O julgamento contra Seif foi adiado, o voto do relator do caso mudou e o tribunal determinou a realização de novas diligências antes da decisão final. O sentimento do núcleo do ex-presidente era de que a chance de cassação era grande.

Agora, bolsonaristas acreditam que o Judiciário deve fazer um “gesto” ao parlamentar e livrá-lo de uma condenação. Bolsonaro tem recebido um recado de seus interlocutores em tribunais superiores de que só deve ser preso se for condenado e tiver todos os recursos negados pela Justiça.

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante operação da PF no âmbito de inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado. Foto: Reprodução

A Polícia Federal deve concluir o inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em junho e apresentar o relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF). O caso é tido como o que tem o maior potencial de gerar um pedido de prisão contra o ex-presidente.

Além da investigação sobre golpe, Bolsonaro também é alvo de do inquérito que apura a venda ilegal de joias recebidas de presente da Arábia Saudita. O caso deve ser concluído e o relatório final apresentado à Justiça ainda em maio.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link