Durante o debate nos EUA realizado na terça, dia 11, a vice-presidente democrata Kamala Harris mostrou domínio sobre o ex-presidente republicano Donald Trump, marcando uma vitória clara conforme indicado por sondagens rápidas. Kamala, no ataque, não só comandou a discussão como também apresentou-se de forma decisiva e eficaz, contrastando com a aparência desorientada do velho pilantra Trump.
Kamala se destacou ao confrontar Trump diretamente e se posicionar firmemente, especialmente em comparação com a atuação anterior do presidente Joe Biden. Sua experiência como promotora de Justiça foi utilizada, tornando-a um dos adversários mais difíceis que o bandido Trump já enfrentou em um debate.
Trump, por sua vez, tentou focar em temas como segurança e imigração ilegal, mas suas falhas foram expostas. Num momento especialmente patético, ele alegou que imigrantes ilegais estavam roubando e consumindo animais de estimação em Ohio, uma afirmação prontamente desmentida pelo moderador David Muir ao vivo. Este foi apenas um exemplo das várias inverdades apresentadas por ele durante o debate, o que apenas reforçou a narrativa de Kamala de que ele é um candidato desequilibrado e não confiável.
@estadao TRUMP x KAMALA ?? No debate presidencial desta terça, 10, Donald Trump evocou uma teoria de conspiração que ganhou força entre republicanos nas redes sociais sobre imigrantes do Haiti que estariam se alimentando de animais de estimação, como cachorros, em Springfield, Ohio. “Eles estão comendo os cães. Eles estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá”, disse Trump. O moderador do debate David Muir disse que autoridades em Springfield afirmaram que não há evidências disso. “Bem, eu vi pessoas na televisão dizendo ‘meu cachorro foi levado e usado como comida’”, diz Trump. Durante as declarações, Kamala, que estava com microfone fechado seguindo as regras do debate, riu e balançou a cabeça em negação, questionando: “o que?”. Siga a cobertura completa no site do Estadão. #DonaldTrump #kamalaharris #debate
@estadao TRUMP x KAMALA ?? Quando a conversa mudou para raça e política no debate presidencial dos EUA desta terça-feira, os moderadores da ABC News perguntaram ao republicano Donald Trump por que ele havia questionado a identidade racial de Kamala. “Não me interessa o que ela é”, disse Trump, acrescentando que havia lido que ela não era negra. Kamala chamou de “tragédia” que Trump “tenha consistentemente, ao longo de sua carreira, tentado usar a raça para dividir o povo americano”. A democrata relembrou casos do passado de Trump, como o processo a que ele respondeu por não alugar apartamentos para famílias negras e o anúncio que pagou ao ‘New York Times’ pedindo pena de morte dos jovens condenados injustamente no caso do Central Park. Leia mais sobre o debate no site do Estadão.
A vice-presidente soube aproveitar o debate para não apenas defender sua candidatura, mas também para se distanciar das políticas menos populares de Biden, focando em apresentar suas próprias propostas voltadas para a classe média e pequenas empresas. Kamala buscou retratar Trump como uma figura do passado, incapaz de liderar o país com eficácia.
No fim, a performance de Kamala no debate parece ter fortalecido significativamente sua posição nas pesquisas, enquanto Trump, surpreso com o fluxo de ataques, passou grande parte do tempo na defensiva, visivelmente tenso e obrigado a responder sobre coisas que não queria, como sua responsabilidade no ataque ao Capitólio em Washington em 6 de janeiro de 2021.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line