Durante muito tempo relutantes em votar na direita radical, as mulheres francesas estão cada vez mais entre os eleitores do Reunião Nacional, de Marine Le Pen. Nos últimos cinco anos, a parcela da população feminina que vota no RN aumentou de 20% para 30%, conforme apontam diferentes pesquisas.
Nas eleições legislativas de domingo (7/7), as mulheres votaram praticamente tanto quanto os homens na ultradireita. No primeiro turno, em 30 de junho, 32% das francesas optaram pelo Reunião Nacional, comparado a 36% do eleitorado masculino, segundo a pesquisa Ipsos-Talan para France.tv e Public Sénat.
Marine Le Pen conseguiu atrair a população feminina desde que assumiu o partido em 2011, substituindo seu pai, Jean-Marie Le Pen, cujos discursos violentos e sexistas afastavam grande parte das mulheres. Nas eleições presidenciais de 2002, ele recebeu votos de apenas 11% das mulheres.
Especialistas explicam que Marine Le Pen utilizou seu gênero estrategicamente para se dirigir diretamente às mulheres, distanciando-se da herança sexista de seu pai. “Ela utiliza o argumento de dizer que é uma mulher como as outras, moderna e que trabalha, batalha na vida, é divorciada e com filhos”, disse à BBC News Brasil a socióloga Janine Mossuz-Lavau, diretora de pesquisas no Centro de Pesquisas Políticas da universidade Sciences Po de Paris.
Além disso, Marine Le Pen focou seu discurso econômico nas classes desfavorecidas, propondo medidas para melhorar o poder aquisitivo da população. “As mulheres, de maneira mais frequente, estão em situação de precariedade. Elas têm salários mais baixos e empregos menos qualificados. Isso também leva a votar na direita radical”, continua Mossuz-Lavau.
A preocupação com a segurança pública é outro fator que atrai mulheres ao Reunião Nacional. O partido mistura em seus discursos problemas de falta de segurança e imigração, temas que preocupam muitas eleitoras.
Com a estratégia de “desdiabolização” do RN, Marine Le Pen conseguiu ampliar seu eleitorado, antes concentrado em operários, desempregados e pessoas com baixa qualificação. Jordan Bardella, presidente do partido desde 2021, também tem focado nas mulheres, utilizando as redes sociais para apelar ao eleitorado feminino.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link