Portugal será o primeiro país da Europa a receber o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a vitória da eleições. O petista chegará a Lisboa no próximo dia 18, após participação na COP27, com sede no Egito.
Lula irá se encontrar com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e com o primeiro-ministro português, Antônio Costa. Além disso, os preparativos para a visita do petista já estavam em andamento havia cerca de uma semana, no aguardo da confirmação da agenda do presidente eleito.
O primeiro-ministro português Antônio Costa, acenou ao petista durante eu pronunciamento em Sharm el-Sheikh e mencionou expressamente a retomada da cooperação “em torno de causas globais”. “É com renovada esperança que se ouviu o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, renovar o seu compromisso com a desflorestação zero da floresta amazônica”, disse.
A ordem dentro do governo português é para que Lula seja recebido com todas as honras. O objetivo é demonstrar que as relações políticas entre o Brasil e Portugal estão retomadas, uma vez que durante o governo Bolsonaro, os dois países se distanciaram muito.
Vale destacar também que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro presidente eleito a não visitar Portugal desde a redemocratização do Brasil.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link