Povos indígenas reúnem-se, em Salvador, para pressionar por educação e obras de infraestrutura

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 7:38
Representantes de diversas etnias da Bahia. Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Primeiro governador da Bahia autodeclarado indígena, Jerônimo Rodrigues anunciou diversas ações do governo estadual para atender demandas de cerca de 1,2 mil indígenas acampados, desde 12 de junho, em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Os manifestantes fazem parte da 5ª edição do Acampamento Terra Livre Bahia. O evento, organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), reúne representantes de 30 etnias de diversas regiões do estado e traz o tema “Nunca mais uma Bahia sem nós”.

Com as lideranças indígenas, Jerônimo debateu desafios, conquistas alcançadas no início da gestão estadual e perspectivas de avanços até 2026. Na oportunidade, foi entregue uma carta ao governador com as demandas dos povos indígenas da Bahia. Em resposta, Jerônimo anunciou diversas ações concretas, a exemplo da construção de escolas indígenas em Prado, Glória, Paulo Afonso e Rodelas.

O governador também autorizou a abertura de uma licitação para implantação de sistema de abastecimento de água em 100 comunidades de 21 municípios, além da perfuração de poços em 70 comunidades, em 17 cidades. Ele também assinou ordem de serviço para pavimentação do trecho de 10 quilômetros do entroncamento da BR-242, em Ibotirama, ao acesso ao povoado Tuxá.

Durante a semana, foram realizadas diversas atividades no acampamento, como as visitas do cantor e compositor Carlinhos Brown e da deputada estadual Olívia Santana. Também houve comercialização de artesanato indígena e mesas de debates sobre educação, saúde, direitos e demarcação das terras indígenas, além de uma manifestação na Avenida Paralela.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link