O ministério da Integração e Desenvolvimento Regional autorizou estudos para concessão do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no município de Xique-Xique. O lançamento do edital foi feito, na quinta-feira (24), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Waldez Góes. A ação irá viabilizar uma Parceria Público-Privada (PPP), voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no empreendimento, que tem o potencial de gerar empregos e alavancar o desenvolvimento da Bahia. Serão 50 mil hectares atingidos com investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão.
Sob a gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o empreendimento está situado na parte sudoeste da Bahia, na região conhecida como Médio São Francisco. A área engloba, ainda, os municípios de Iuiú e Sebastião Laranjeiras. Análises preliminares demonstram ser viável irrigar cerca de 51,7 mil hectares, na região, com grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e acesso à água do rio São Francisco. Além disso, a presença de uma rede rodoviária adequada também facilita o escoamento da produção.
Também foi formalizado um protocolo de intenções entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Codevasf, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O objetivo é estabelecer a concessão de dois lotes irrigáveis, destinados à criação de viveiros voltados para a produção de mudas de espécies nativas, como aroeira e angico, bem como mudas cítricas.
Além disso, o protocolo prevê ainda a instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e a introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado Baixio do Irecê, considerado o maior projeto de irrigação da América Latina. O empreendimento está localizado entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, e já iniciou suas atividades produtivas. Até o final de 2024, o investimento em obras de infraestrutura e produção deve chegar a R$ 500 milhões em uma área de oito mil hectares.
Com informações da Secom/BA