O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou com pompa e circunstância nas suas redes sociais que vai bater um papo cabeça com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, o objetivo é propor um “pacto de desenvolvimento” entre Sorocaba e a superpotência americana.
“Decidi criar um pacto de desenvolvimento econômico entre a Prefeitura de Sorocaba e os Estados Unidos. Com Trump no poder, os EUA vão crescer absurdamente e nós não vamos ficar de fora dessa”, afirmou Manga.
O plano, segundo o prefeito, será elaborado em 15 dias e a conversa com Trump deve acontecer em breve: “Eu estarei lá, apertando a mão do novo governo americano”.
Os bens do prefeito foram bloqueados em 2023, juntamente com os do secretário de Educação, Marcio Carrara, que está afastado por ordem judicial.
Parece que não é só na diplomacia internacional que o prefeito quer ser rápido, mas também no agravo de instrumento, que ele usou na tentativa de reverter a decisão que bloqueou.
A desembargadora Mônica Serrano, ao manter o bloqueio, não teve meias palavras e chegou a citar a atuação de “organização criminosa”. Por outro lado, o prefeito alega que as acusações são focadas na empresa contratada e não nele, argumentando que não houve atos de “desfazimento patrimonial” da sua parte.
O nível de viralatismo e surrealidade que tem nesse video do prefeito de Sorocaba pic.twitter.com/41a9sazPqY
— Romulo Dias ?? (@RomuloBDias) November 8, 2024
A narrativa do Ministério Público sugere que a compra de kits de robótica, além de superfaturada, foi feita sem um estudo prévio e desconectada das necessidades pedagógicas dos alunos, especialmente no contexto pós-pandêmico.
Enquanto Manga sonha com pactos internacionais e reuniões na Casa Branca, a Justiça de Sorocaba e o Banco Central cuidam de manter seus bens bloqueados. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura diz que o prefeito está confiante no julgamento do mérito pela Justiça.
Talvez, enquanto espera, ele possa praticar seu aperto de mão para o encontro com Trump, que promete ser tão real quanto um episódio de ficção científica.