Um levantamento feito pelo Estadão revelou que os reajustes aprovados para servidores públicos em cidades paulistas neste ano não ultrapassaram 8%. No entanto, os aumentos concedidos para prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores chegaram a até 179% nos mesmos municípios. A maioria desses aumentos significativos foi aprovada em 2023 para evitar desgastes em ano eleitoral, entrando em vigor na próxima legislatura (2025-2028), para os eleitos deste ano.
Segundo a Lei das Eleições, os atuais administradores públicos tinham até o dia 9 deste mês para apresentar reajustes acima da inflação aos servidores, que fechou 2023 em 4,62%. No entanto, as câmaras e prefeituras justificam que os reajustes são constitucionais e contemplam perdas de anos anteriores, utilizando até o aumento do salário mínimo como argumento.
Em alguns municípios, como Jundiaí, vereadores aprovaram um aumento significativo nos próprios salários em 2023, enquanto em 2024 debatem um reajuste de apenas 1,26% para o funcionalismo. Em contraste, em São José do Rio Preto, vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeito receberam aumentos expressivos em 2023, com o maior salto salarial entre as grandes cidades paulistas.
O aumento salarial para servidores públicos rio-pretenses foi de apenas 5% neste ano, após o Tribunal de Justiça de São Paulo julgar inconstitucional o reajuste anual pelo índice inflacionário. A Câmara de Rio Preto defendeu-se, alegando que possui os subsídios mais baixos entre cidades do mesmo porte no estado, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra, e parte da base do prefeito Edinho Araújo, se manifestaram sobre o assunto nas redes sociais.
“Vale ressaltar, para efeitos comparativos, que, entre cidades do mesmo porte no Estado de São Paulo, a Câmara de Rio Preto é a que tem os subsídios mais baixos – fato reconhecido inclusive pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que, em seu ranking anual, mais uma vez apontou que a Câmara de Rio Preto é a mais enxuta do Estado de São Paulo entre cidades do mesmo porte”, explicaram.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link