Prefeitura de cidade do RS manda evacuar entorno de usina por risco de desabamento

Atualizado em 14 de maio de 2024 às 13:01
Enchentes no Rio Grande do Sul. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A Defesa Civil e a Prefeitura de São Francisco de Paula (RS) orientaram moradores de perto da encosta de uma barragem a deixarem suas casas com urgência por risco de deslizamento. O alerta foi enviado à população que vive no entorno da UHE (Usina Hidrelétrica) Bugres/Barragem Salto.

Segundo o órgão, a barragem opera com status de emergência após as fortes chuvas na região norte do estado e um deslizamento provocaria ondas às margens do reservatório, atingindo casas nas áreas costeiras do rio Caí.

Em nota, a Defesa Civil afirmou que a barragem passou do nível de alerta para o de emergência, o que indica um “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”.

A população da região foi alertada por veículos da Defesa Civil que passaram pelas regiões que podem ser afetadas e emitiram o aviso por meio de alto-falantes. O prefeito da cidade, Marcos Aguzzoli (PP), também fez um aviso nas redes sociais: “Por precaução somos obrigados a pedir que vocês evacuem o Salto”.

Mapa de evacuação divulgado pela prefeitura de São Francisco de Paula. Foto: Reprodução

A Prefeitura da cidade orientou que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, na rua Antônio Francisco Lisboa, que tem fornecido abrigo e assistência. São Francisco de Paula é um dos 450 municípios gaúchos afetados pelas enchentes.

Além da usina de Bugres, a Barragem de Santa Lúcia, em Putinga, também está em nível de emergência. Há outras seis barragens em nível de alerta: UHE 14 de Julho (Cotiporã e Bento Gonçalves); UHE Dona Francisca, (Nova Palma); PCH Salto Forqueta (São José do Herval/Putinga); Barragem Capané (Cachoeira do Sul); Barragem São Miguel (Bento Gonçalves); e Barragem Saturnino de Brito (São Martinho da Serra).

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link