Premiação do maior festival mudial de curtas documentais ocorre pela 1ª vez no Brasil

Atualizado em 26 de maio de 2024 às 19:46
Morro do Fubá, filme de Dandara Pires e Jonathan Roditi

O Megacities Shortdocs, maior festival global de curtas documentais, destaca-se por promover uma cidadania mais ativa e visualizar soluções sustentáveis para as grandes metrópoles do mundo. Este ano, o evento celebra sua nona edição e, pela primeira vez, realiza sua cerimônia de premiação no Brasil.

No dia 27/05, no Cine Reserva Cultural, na Avenida Paulista, serão anunciados os vencedores em cinco categorias: Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante, Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 Minutos e Melhor Iniciativa Urbana, além do Grand Prix global.

Marie Drucker, renomada documentarista francesa, preside um júri de diretores e líderes de inovação, que escolherá os filmes mais impactantes. O vencedor será exibido no Festival Internacional de Cinema de Cannes, e todos os premiados terão seus trabalhos divulgados nas redes sociais. Em junho, a TV Cultura exibirá um especial com os destaques da edição.

O festival, que começou na França em 2015, foi trazido ao Brasil graças a uma colaboração entre a ONG Métropole du Grand Paris, organizadora do evento, e a plataforma São Paulo São. Este ano, o festival contou com 350 documentários, incluindo 80 brasileiros, com participantes variando de cineastas amadores a profissionais, todos residentes de metrópoles.

Maurício Machado, sócio-diretor da São Paulo São, enfatiza a relevância crescente do festival, especialmente diante do colapso climático enfrentado pelo Rio Grande do Sul. Ele destaca que o Brasil já representa quase 25% dos inscritos, refletindo a pujança do audiovisual nacional e a urgência dos desafios urbanos.

O festival proporciona uma vitrine para projetos inspiradores como agricultura orgânica comunitária e cinemas itinerantes movidos a energia solar. Os filmes deste ano abordam temas como mobilidade urbana, educação e diversidade, incluindo histórias do cotidiano paulistano e a vida no Morro do Fubá no Rio. O grande vencedor de 2023 foi o curta “They don’t need to know”, de Yogi Tujuliarto, da Indonésia, que trouxe visibilidade a pessoas invisibilizadas nas grandes cidades.

Didier Bonnet, diretor-executivo do Megacities Shortdocs, ressalta a função vital do cinema em inspirar ações positivas nas cidades. “Precisamos que o cinema ilumine os cantos mais obscuros e motive as pessoas a promoverem a sustentabilidade e a justiça urbanas, pois nossa sobrevivência e a do planeta dependem dessa mudança, agora uma verdadeira emergência climática”, comenta.

“Se o Campo não Planta, a Cidade não Janta”, de Gabriel Valle e Fernanda Soares

Assista aos vencedores da última edição: