Presidenta do PCdoB, Luciana Santos é cotada para Ministério da Mulher

Atualizado em 17 de dezembro de 2022 às 14:27
A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos
Foto: Reprodução

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos está sendo cotada para assumir o Ministério da Mulher. Ela encontrou com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana. Já o deputado André de Paula (PSD-PE) pode assumir a Embratur no lugar do bolsonarista Gilson Machado.

Vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Barbosa de Oliveira Santos e tem 57 anos. Ela nasceu em Recife e formou-se em engenharia elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já foi vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE) e em 1996 se elegeu deputada estadual, sendo reeleita em 1998.

Em 2000, Luciana foi eleita prefeita de Olinda (PE) pelo PCdoB como a primeira mulher da sigla a assumir uma prefeitura, sendo reeleita em 2004. Em 2009, tornou-se vice-presidente do PCdoB. No mesmo ano, ao sair da prefeitura, foi nomeada pelo governador pernambucano Eduardo Campos (2007-2014), do PSB, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Em 2010, ela foi eleita deputada federal. Na Câmara dos Deputados, foi líder do bloco partidário formado pelo PCdoB, PSB e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de março a julho de 2012, sendo também líder de sua agremiação na Casa de 2012 a 2013 e, posteriormente, entre março de 2013 e fevereiro de 2014, vice-líder.

Como deputada federal, Luciana foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e atuou na Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito a Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e na Frente em Defesa da Indústria.

Luciana também foi membro titular das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura, da qual foi vice-presidente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link