O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, renunciou o cargo. O comunicado foi feito ao conselho da estatal. Seu mandato terminaria em abril deste ano.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a Petrobras já havia informado que Paes de Andrade havia aceito convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para compor a sua equipe. Andrade, por sua vez continuaria dando exclusiva atenção à estatal.
Apesar de ainda não estar decidido, o nome mais cotado para assumir a posição de interino é o diretor-executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges. Ele também já ocupou o cargo após a renúncia de José Mauro Coelho.
Em paralelo, nesta terça-feira (3), o Ministério de Minas e Energia informou ao conselho da Petrobras que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será o indicado para exercer o cargo de presidente, além de membro do colegiado da empresa.
No fim de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia sinalizado em suas redes sociais que Prates o seria indicado para comandar a petroleira. No entanto, o Ministério de Minas e Energia também deve enviar à companhia um pedido de convocação de Assembleia Geral de Acionistas para a aprovação do nome Prates ao conselho.
O nome de Prates será submetido aos procedimentos internos de governança para análise de integridade e elegibilidade, nos termos da legislação, da Política de Indicação de Membros da Alta Administração e do Conselho Fiscal da Petrobras, e do Estatuto Social da companhia.