A inovação e o apoio estatal são fundamentais para a indústria brasileira, segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Em entrevista à jornalista Isabel Mega durante a 11ª temporada do EsferaCast, gravada em Brasília, Mercadante destacou a importância de aumentar a capacidade produtiva e as exportações de produtos com alto valor agregado, além de reforçar a necessidade de investimento do governo para impulsionar esses setores.
“O valor agregado está na indústria. O Brasil, para se desenvolver, precisa ter indústria. Neste ano, nós já aumentamos em 157% o financiamento na indústria, comparando com o primeiro semestre de 2022, e aumentamos em 204% para a agricultura. E, no caso do setor de fármacos, foi mais de 400% o aumento de financiamento”, afirmou.
Investimentos na saúde e na indústria farmacêutica
O BNDES, segundo Mercadante, está comprometido com o fortalecimento da indústria nacional, especialmente em setores estratégicos como a saúde. Ele mencionou a criação de um fundo de R$ 500 milhões voltado para financiar a fabricação, por empresas brasileiras, de insumos e equipamentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, o banco aprovou uma linha de crédito de R$ 2,5 bilhões para empresas do setor farmacêutico. O entrevistado ainda destacou que o apoio estatal é essencial para incentivar a inovação, que é um processo de risco.
“Inovação é risco e, por isso, o Estado tem que estar junto, para que estimule o empreendedor”, ressaltou. O objetivo é reduzir os riscos e aumentar a competitividade da indústria brasileira no mercado internacional, especialmente em setores de alta tecnologia.